Vendendo para pessoa jurídica somente após aprovação de cadastro

Quer vender para pessoa jurídica e não sabe como começar? A plataforma de e-commerce da FBITS tem uma solução que permite ao lojista vender com preços diferenciados para pessoa jurídica somente após a aprovação do cadastro.

Vender para pessoa jurídica com preços diferenciados seja no atacado, ou não, é uma das alternativas para aumentar o ticket médio no seu e-commerce. De quebra, é mais uma oportunidade para maximizar o faturamento da sua loja virtual.

Neste ano muitas lojas estão estudando a possibilidade de atender tanto no modelo de venda B2B (empresa para empresa), quanto no modelo B2C (varejo).

A FBITS tem investido constantemente em soluções para atender os dois modelos de venda e que estes se convertam em um único site. E o melhor, cliente da plataforma de e-commerce FBITS, não paga nada a mais por isto. Todas soluções são para todos, cabendo ao gestor de e-commerce optar pelo seu uso.

Recentemente, uma das funcionalidades lançadas, permite ao lojista vender pelo atacado somente após a aprovação de um cadastro. Essa funcionalidade é muito importante, pois é necessário que um setor jurídico ou financeiro da sua loja, faça uma análise dos dados para verificarem a consistência das informações inseridas, uma vez que esse cliente comprará com preços diferenciados, abaixo do valor comercializado no varejo.

POR ONDE COMEÇAR: VALIDAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA

Para trabalhar nos dois modelos, será necessário alterar algumas configurações afim de bloquear a compra da pessoa jurídica sem a aprovação do cadastro. Note que: ao manipular essa configuração, você passará a trabalhar com uma regra em que toda venda para pessoa jurídica passará por aprovação.

Assim, para começar o processo, o lojista deve ativar a configuração: ‘Validar apenas Pessoas Jurídicas na Loja Fechada’. Essa configuração está acessível em: Clientes > Configurações de Clientes.

A partir desse momento, você está informando para a plataforma que uma pessoa jurídica deverá ser associada a um parceiro dentro da plataforma. O módulo de parceiros está disponível na plataforma de e-commerce FBITS para ajudar os lojistas alavancar estratégias diferenciadas de venda, onde o objetivo é fechar parcerias e disponibilizar hotsites especiais para estes parceiros ou até mesmo trabalhar de forma diferente com a base de clientes.

É possível através do módulo parceiros, promover todos os produtos do seu site, ou apenas alguns deles, a preços exclusivos. Assim, é importante ler os tutoriais e manuais da plataforma para entender como realizar um cadastro de parceiros, pois através deste será determinado os valores diferenciados de venda.

OUTRA CONFIGURAÇÃO A SER AJUSTADA: FORMA DE LOGIN

Além de bloquear o cadastro da pessoa jurídica, será necessário ajustar mais uma configuração na plataforma para que todo o fluxo da operação de aprovação de cadastro de pessoa jurídica passe a funcionar.

A segunda configuração a ser modificada será encontrada em: Configurações Gerais > Configurações Administrativas.

Nesta parte da plataforma, procure pela seguinte configuração: Forma de Login para Loja Fechada. Nesta configuração você deverá passar o valor 2, conforme a imagem abaixo.

Por que deverá ser passado o valor 2? Com essa configuração no valor 2, a plataforma irá buscar a configuração de loja fechada, onde será associado ao login com vínculo a parceiros. Neste caso, para que funcione uma tabela de produtos com preços diferenciados, deverá ter o hotsite de parceiros cadastrado na plataforma da FBITS.

APROVANDO UM CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA

Para que o fluxo da operação de pessoa jurídica com aprovação de cadastro funcione adequadamente, ainda é necessário configurar um relacionamento com uma configuração de parceiros.

A funcionalidade de validação de pessoa jurídica, relaciona-se com as configurações de parceiro revendedor que existe na plataforma. Assim, a última configuração a ser ajustada está em: Clientes > Configurações de Clientes.

Busque pelas seguintes configurações: Código do Parceiro Revendedor.

Essa configuração é necessária para que toda pessoa jurídica após aprovada, tenha acesso a uma tabela de preço diferenciada ou direito a uma promoção exclusiva para parceiro. Assim, é necessário aprender como trabalhar com o módulo parceiros dentro da plataforma de e-commerce da FBITS.

Outra ação necessária, que tem relacionamento com as funcionalidades parceiros/revendedores é que ao receber um cadastro de Pessoa Jurídica, será necessário autorizar esse cliente como um parceiro. Lógico, será autorizado após a análise cadastral.

Para autorizar, acesse: Clientes > Revendedor.

Apenas marque e o cadastro estará autorizado e funcionará após a próxima indexação do site. Observação: Após a aprovação, o cliente PJ receberá um e-mail transacional informando que foi autorizado.

Enquanto o cliente não é autorizado, ele ao efetuar o login no site, só terá acesso a sua conta e não conseguirá realizar nenhum processo de compra.

TABELA DIFERENCIADA DE PREÇOS OU PROMOÇÃO?

Por trás de todo o trabalho de aprovação de cadastro de pessoa jurídica, o que mais importa é que, um PJ precisa enxergar vantagens para que este venha a comprar no seu e-commerce. Assim, os preços são fortes fatores de decisão.

Para trabalhar com uma vantagem em relação ao preço, o lojista poderá trabalhar com duas vertentes dentro da plataforma, sendo:

1 – Tabela de preços para parceiros: Lembre-se que anteriormente foi citado que para trabalhar nesse modelo com aprovação, seria necessário atrelar o login a um parceiro. Assim, dentro de uma das funcionalidades disponíveis no módulo parceiros, é a tabela de preços exclusiva para cada parceiro.

Dentro dessa tabela de preço, o lojista poderá definir preços exclusivos a todos, ou alguns produtos, que serão visualizados somente para os cadastros aprovados.

2 – Promoção para parceiros – O lojista que está habituado a cadastrar no dia a dia qualquer promoção no seu site, já deve ter se deparado com a aba 6 no cadastro, chamada de parceiros. Na prática, ao criar uma promoção, a aba 6 determinará se aquela promoção poderá ser vista somente por algum hotsite parceiro. Qual a vantagem nisso? Poderá ser trabalhada promoções com foco em atingimento no valor de carrinho de compra, quantidade de produtos ou desconto em frete. Além disso, poderá ser automatizada descontos em percentual por produtos ou categorias.

Gestão de Marketing para datas comemorativas no e-commerce

Comentários
Written By
More from

Main Difference between International and Domestic Business

Several businesses have sprouted through the world wide web and they’ve ensured...
Read More