Suporte

SEO para produto

Última atualização: 13 de Fevereiro de 2017 às 15:50:37

SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, é o trabalho de otimização realizado para melhorar o posicionamento de sites na tela de resultados gratuitos de sites de busca como o Google e o Bing. O Google representa aproximadamente 95% dos resultados de busca no Brasil.

A página de resultados de busca do Google, também conhecida como SERP, sigla do inglês para Search Engine Results Page, apresenta seus resultados de busca divididos basicamente em duas áreas, os resultados gratuitos e os pagos. Para podermos interagir com os motores de busca, utilizamos Tags.

Na otimização do SEO podemos incluir diversas informações distintas chamadas Tags e são divididas em Title e Metatags.

“Tag” em inglês quer dizer etiqueta. As tags na internet são palavras que servem justamente como uma etiqueta e ajudam na hora de organizar informações, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação, facilitando encontrar outras relacionadas.

Esse sistema de classificação não é novo e já era utilizado em bibliotecas para organizar livros em temas semelhantes. Se alguém queria procurar livros sobre “criação de gatos”, por exemplo, bastava procurar por essa palavra-chave.

Atualmente, na internet, as tags são relacionadas a diferentes conteúdos, como páginas de sites, postagens em blogs, fotos, programas para download, links e marcadores e até mesmo nas micro mensagens do twitter e nos sistemas de busca como o Google. Por exemplo, a tag “title”, utilizada na descrição do título na pasta do browser e como palavra chave para os buscadores da internet. No Quadro abaixo descrevemos o significado de algumas tags.

The Title of the PageEmbora não seja tecnicamente uma metatag, é frequentemente usada com a tag "descrição". O conteúdo desta tag geralmente é exibido como o título nos resultados de pesquisa (e, claro, no navegador do usuário).
content="nositelinkssearchbox"
content="notranslate"
Esta metatag informa o Google para não mostrar a caixa de pesquisa de Sitelinks. Esta metatag diz ao Google que você não deseja que forneçamos uma tradução para essa página.


Esta metatag define o tipo de conteúdo e conjunto de caracteres da página. Verifique se o valor do atributo de conteúdo está entre aspas. Caso não esteja, o atributo de conjunto de caracteres poderá ser interpretado incorretamente. Recomendamos o uso de Unicode/UTF-8 sempre que possível.

Esta metatag envia o usuário a um novo URL após um determinado período de tempo e, muitas vezes, é usada como uma forma simples de redirecionamento. Porém, nem todos os navegadores oferecem suporte a ela e pode confundir o usuário. O W3C recomenda que ela não seja usada. Recomendamos o uso de um redirecionamento de servidor 301.
Esta tag fornece uma descrição breve da página. Em algumas situações, essa descrição é usada como parte de um snippet exibido nos resultados de pesquisa.

Na Figura que segue é demonstrada a tela de inclusão de tags e no Quadro abaixo a descrição da função de cada campo.

Figura 43: Otimização para buscadores (SEO)
Figura 43: Otimização para buscadores (SEO)
TitleInforme o título que irá aparecer no site do produto. Até 58 caracteres.
Meta TagsInforme as Meta Tags que irão aparecer no site do produto. Abaixo estão as descrições Meta Tags. Description até 156 caracteres.
AdicionarBotão Adicionar, salva o conteúdo e adiciona na lista abaixo. É possível adicionar mais de uma metatag.
LixeiraExclui a MetaTag.
Comentários