Suporte

Redirecionamento

Última atualização: 08 de Fevereiro de 2017 às 11:44:00

Toda a vez que entramos em um site o servidor retorna um código de status, também conhecido como HTTP response code. Esse código é composto por 3 dígitos e veremos os principais e mais comuns:

200 – Significa que a página foi encontrada com sucesso. O ideal é que as páginas sempre retornem este código.

301 – Indica que a página foi movida. É sempre necessário quando tiramos um produto ou categoria do ar. Consiste em indicar o caminho que deve seguir, conforme veremos a seguir.

404 – É retornado erro 404 quando determinado endereço não foi encontrado. Caso algum produto seja retirado do ar e algum cliente tentar acessar o endereço, retornará o erro 404. Nesse caso, precisamos efetuar o redirecionamento para uma nova página, como produtos ou categorias.

Google Search Console (Webmasters Tools)

O Google disponibiliza uma plataforma que indica quais endereços uma dia existiram no índice do Google e agora estão retornando erro 404. Muito comum para o caso de migrações, é importante sempre conferir o relatório do Google Search Console para garantir que não há nenhum erro. Os passos são simples:

Após se logar na ferramenta, basta selecionar no menu lateral “Rastreamento” e depois “Erros de Rastreamento”.

A página abaixo será aberta, restando apenas selecionar a aba de “Não encontrado”, para então clicar em “Fazer Download”.

Search Console - erros 404

Você deverá terminar com uma planilha de diversos erros 404. É importante ressaltar que serão enviadas apenas as 1.000 principais páginas com erros. Se você possuir mais do que isso, é necessário efetuar todos os redirecionamentos, voltar à essa tela, selecionar todas e marcar como corrigidos.

Agora que já temos os erros, precisaremos arrumá-los na plataforma. Para isso, faça o login no seu admin, depois selecionar no menu principal, “Configurações Administrativas” > “Redirecionamentos” > “Redirecionamento de Links”:Admin Plataforma Redirect1

Depois, no menu localizado no lado direito, clicar em “Importar Arquivo”:

Admin Plataforma Redirect2

Clicando em “Download do Modelo de arquivo” na próxima página, também no menu lateral direito:

Admin Plataforma Redirect1

A planilha de modelo virá com 6 colunas, porém as 3 primeiras são as que merecem maior atenção:

Tabela de Redirecionamento

A relação entre erros 404 e páginas de destino pode ser feita de produto para produto ou produto para categoria. Por exemplo, se tiramos uma “camiseta azul” e não tivermos nenhuma substituta, podemos redirecionar para a categoria de camisetas.

Após todo o trabalho de relacionar as páginas, basta voltar ao admin, clicar em “escolher arquivo“, enviar o template (importante não alterar colunas, somente adicionar linhas) e depois clicar em “importar”.

Redirects

Finalmente, aparecerá uma mensagem com o status de processamento.

Comentários