O Gestor de Pedidos é a forma eficaz de controlar seus pedidos separados por processos dentro de cada Situação, chamados de Estágios. Para diferenciar as Situações, podem ser atribuídas cores e figuras. Cada Estágio é um nível de uma situação.
O Pedido só será encaminhado para uma próxima Situação quando passar pelos Estágios atribuídos. Uma Situação pode conter diversos Estágios, podendo ou não voltar para um Estágio anterior.
A sequência das Situações permanecem as mesmas, a única diferença é a possibilidade de criar Estágios dentro das Situações e relacionar Usuários por situação e estágios. O usuário só poderá visualizar os estágios que está relacionado em seu perfil.
Por padrão todas as situações possuem estágios iniciais! A utilização pode ser somente pelo Gestor de Pedidos, Somente pela Troca de Situação (ATUAL), ou hibrida, utilizando tanto pela Troca de Situações como pelo Gestor de Pedidos.
A Figura abaixo representa uma sequência lógica no departamento de Estoque de uma empresa.
Neste caso, temos o Usuário Administrativo que contém todas as permissões de acesso e o Usuário de Estoque, que foi atribuída permissão relacionado as tarefas de conferência do pedido no estoque.
O Usuário Administrativo altera a Situação Pago para Situação Separado, é só a partir desse momento que o Usuário Estoque enxerga os pedidos que estão nessa situação. Realiza os processos de conferência:
- Contém Papel de Presente(Embalagem);
- Não Contém Papel de Presente;
- Não existe no estoque;
Se o produto não se encontra no estoque, esse Estágio envia o pedido diretamente para a Situação de Cancelado. Se Contém Papel de Presente ou Não Contém Papel de Presente, estes Estágios abrem a possibilidade de encaminhar o pedido para os Estágios seguintes.
- Contém Personalização;
- Não Contém Personalização;
Estes Estágios por sua vez finalizam a conferência e enviam o Pedido para a próxima Situação, Conferido, automaticamente. O Usuário Estoque, não enxerga mais estes pedidos.