Saiba como capturar o comentário do cliente sobre um produto vendido. Temos uma estratégia para você!

Um tópico que é importante e ajuda na conversão de vendas dentro de um e-commerce é avaliação ou os comentários dos clientes sobre o produto que está sendo vendido. Existe uma estratégia simples que queremos compartilhar neste post. Confira!

Quem nunca comprou um produto depois da recomendação de algum amigo? Recomendação de produto é uma arma estratégica para melhorar a conversão de suas vendas pois ajuda seu cliente a decidir sobre uma compra.

Os comentários sobre produtos, trazem vantagens não apenas no fator de decisão do cliente, mas também no seu posicionamento orgânico no Google.

Em outubro deste ano, a curitibana Cavezzale que além de lojas físicas possui um e-commerce que vende bolsas, malas de viagem, mochilas e acessórios para todo Brasil, implementou uma estratégia para capturar os comentários sobre os produtos vendidos.

 

wiki_post-1-1

 

Em apenas 2 meses, a loja Cavezzale recebeu 300% a mais de comentários nos produtos vendidos.

 

 

Para chegar a este número, a agência de marketing digital – MMD, que cuida da conta da Cavezzale, realizou uma alteração em um e-mail transacional.

A estratégia que foi utilizada, será contada a seguir:

1 – Por que mandar um e-mail transacional pedindo para o cliente retornar na loja e avaliar o produto?

Segundo Felipe Carvalho, publicitário e responsável pela Agência MMD (Muito Mais Digital) – Agência Parceira da FBITS– “A ideia de enviarmos um e-mail transacional com pedido de avaliação do produto adquirido pelo cliente atende a duas necessidades: termos um feedback real acerca da qualidade dos produtos que vendemos (e se eles estão satisfazendo nossos clientes) e gerar confiança para os visitantes do site, que muitas vezes acabam ficando em dúvidas quanto ao produto, reputação da loja, etc.

E além disso, ainda temos um ganho estratégico no aspecto de search marketing, pois é mais conteúdo sendo publicado na página e, com os microformats do Google, podemos ter nossos produtos com as famosas “estrelinhas de avaliação” no resultado de busca. Isso ajuda muito na melhoria do CTR do site no Google (e CTR é um dos fatores de ranqueamento orgânico).

Em pouco mais de dois meses de implementação, o e-mail de avaliação fez saltar em aproximadamente 300% o número de comentários na loja, isso porque o cliente se sente muito mais confortável em fazer uma avaliação após já ter recebido o produto. Nossos e-mails de avaliação são enviados somente após termos certeza de que o cliente já está com o produto “em mãos”.

Mas para ativarmos este e-mail contamos com o know how da plataforma FBITS, que possui uma tag especial para ser incluída no e-mail transacional. Essa tag permite puxar o nome do produto adquirido pelo cliente e o link para a página desse produto, assim, basta o cliente clicar no e-mail e ir até a opção de “avaliar o produto”, direto na página do produto no site.

Os resultados podem ser ainda melhores e certamente o reflexo virá com o tempo, pois é uma questão cultural. Temos que manter esse mecanismo de envio do e-mail de pedido de avaliação para que, com o tempo, tenhamos muitos produtos do site com depoimentos de clientes reais. Isso fará diferença. Acreditamos muito nisso!”

2 – Onde desenvolver essa estratégia dentro da Plataforma de e-commerce FBITS Store?

A estratégia deve ser desenvolvida apenas no e-mail transacional Pedido Entregue. Existe uma tag que foi criada para funcionar apenas nessa news transacional, uma vez que a lógica é pedir que o cliente avalie o produto apenas quando o mesmo recebê-lo. Portanto, essa tag não funcionará em outro tipo de e-mail transacional.

3 – Como implementar a TAG para incentivar o uso de avaliação dos clientes nos produtos do seu site?

Para implementar a TAG, indicamos que seja realizado por um profissional que conheça de html ou uma agência de marketing digital. Caso você não possua este tipo de profissional, poderá entrar em contato com uma agência, seja ela parceira ou não da FBITS e solicitar um serviço pontual. Nossa orientação é que as agências parceiras da FBITS são qualificadas para o uso da plataforma, o que traz ganho operacional.

Para implementar, é necessário baixar o modelo de newsletter transacional existente, que encontra-se dentro do Style Editor. O caminho para encontrar essa newsletter é: Produção > Gerenciador de Layout > t.

É necessário implementar o trecho do código abaixo:

 

[TAG:produtos.inicio]

<a href=”[produto.urlAlias]” target=”_blank”>[produto.nome]</a>

[TAG:produtos.fim]

 

Após implementar no html, você deverá subir no Style Editor a nova newsletter transacional para pedido entregue.
Alguns detalhes para se atentar:

a – Os e-mails transacionais relacionados a pedidos, só funcionam (disparam), quando há interação nos status dos pedidos.

b – Ao implementar o código acima, não esqueça de escrever uma frase incentivando o cliente a retornar a seu site.

c – Já que irá mexer com a implementação do código, poderá solicitar a criação de uma nova arte para sua News transacional. Talvez seja a hora de inovar. É importante usar elementos que mostrem o contexto do cliente estar recebendo esse e-mail.

4 - VANTAGENS EM SEO

avaliacao-produtos-cavezzale

É importante ressaltar, que a plataforma FBITS Store já está adequada aos microformats do Google. No exemplo acima, da própria Cavezzale, note que já exibido a avaliação do produto, o influência na decisão do consumidor em clicar no seu link.

MAIS AÇÕES PARA MELHORAR A CONVERSÃO DO SEU E-COMMERCE

Conforme abordamos neste post, os comentários em produtos ajudam diretamente na conversão das vendas. Lógico que para ter uma melhoria na taxa de conversão, é necessário trabalhar outros quesitos dentro da sua loja virtual.

Comece melhorando a página quem somos da sua loja virtual. Aproveite e informe-se sobre configurações que afetam diretamente a conversão e usabilidade do site, como por exemplo o One Step Checkout, onde o cliente realiza o cadastro na página de finalização do pedido. E ainda, aumente a taxa de aprovação de cartão de crédito, simplesmente habilitando uma configuração que identifica se os dados do cartão foram preenchidos corretamente.

Mantenha seu site atualizado, acredite: isso também é um fator de conversão nas vendas.

Por fim, existem essas e tantas outras coisas que ajudam na melhoria da conversão. Aqueles que estão acompanhando o Wiki FBITS tem descoberto a cada dia novidades e ideias de como transformar sua loja para que ela venda mais.

3 expressões para automatizar seus hotsites

Comentários
Tags from the story
More from Fernando Zambrano

O XML google da plataforma é padrão do próprio Google?

Sim, ele segue o padrão do próprio Google. Todas as categorias necessárias,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *