Suporte

Cadastro de clientes

Última atualização: 18 de Maio de 2017 às 16:03:44

Quais relatórios a plataforma oferece relacionado ao cadastro de clientes?

Dentro do admin da plataforma de e-commerce FBITS Store, dentro do módulo de relatórios, existe uma divisão destinada apenas para o cadastro de clientes, onde é possível retirar algumas informações valiosas.

Faça o seguinte caminho no admin: Relatórios> Cadastro de Clientes. Perceba que são 3 relatórios diferentes que podem embasar sua pesquisa ou apresentação e até mesmo entender o perfil do seu público.

A seguir vamos falar de cada um deles:

1 – Clientes – Caminho de acesso: Relatórios> Cadastro de Clientes> Clientes.

Este relatório mescla alguns dados cadastrais, com outros dados de compras dos clientes.

Primeiro detalhe importante a frisar, é que o relatório poderá ser exportado em excel, permitindo que o operador da plataforma manipule esses dados no excel.

Outro detalhe a se destacar estão nos filtros e no período. Note que deverá ser setado o período desejado, mas é importante observar que a finalidade dessa data deve estar atrelada com o filtro por. Exemplo, se a intenção é fazer um filtro por nascimento, o período deve contemplar uma data mais ampla, como por exemplo desde 01/01/1900 a 31/12/2010.

Para um filtro baseado no cadastro, use o período inicial desde o lançamento da sua loja.

Para os analistas, esse relatório serve de base na formação de uma análise pouco mais complexa, podendo dar origem a uma matriz RFV (Recência, Frequência e Valor). O objetivo da matriz RFV é trazer quais são os clientes que compraram mais recente, são frequentes e possuem um bom ticket médio de compra. Com os dados de e-mails dos clientes, poderão ser formuladas campanhas de marketing diferenciadas para cada grupo de clientes.

Basicamente este relatório fornece dados que deverão ser tratados objetivandoo campanhas direcionadas a grupos de clientes, podendo separar após a exportação por faixa etária, região, e qual o ticket gasto.

Se desejar ir pouco mais a fundo, no campo transações ficam armazenados quais os pedidos de cada cliente.

Ao clicar em quais transações do cliente, será direcionado para um tela com o grid de pedidos, sendo que na coluna pedido, estes poderão ser acessados para mostrar quais foram os produtos adquiridos pelos clientes.

2 – Dados Demográficos – Caminho de acesso: Relatórios> Cadastro de Clientes> Dados Demográficos.

Este relatório agrupa os dados demográficos de todos os clientes, de uma forma de sintetizar qual o volume de vendas por região e por faixa etária.

Ao acessá-lo, você notará também que existe um filtro por período, o que é importante atentar-se para o seu objetivo de análise.

A parte destinada ao mapa, informa as vendas por Estado. Passe o mouse em cima de cada Estado para ter acesso às informações. Mais abaixo serão exibidos gráficos de venda por faixa etária e gênero.

Por último um resumo dos resultados que é apresentado por faixa etária com percentual de representatividade sobre os pedidos.

 

3 – Buscas – Caminho de acesso: Relatórios> Cadastro de Clientes> Dados Buscas.

A última opção de relatório se tratando de cadastro de clientes, é o relatório de buscas. Este é um dos relatórios mais interessantes de ser analisado.

As buscas refletem uma tendência de busca por algum tipo de produto, ou até mesmo situação de uma categoria que não está bem acertada dentro do seu e-commerce. É importante acompanhar pois elas poderão trazer informações muito valiosas.

Neste relatório, poderão ser visualizados os termos buscados, através da aba mais buscados, e os termos sem resultados, através da aba correspondente.

Sobre os termos sem resultados, muitos fatores são importantes para acompanhar. Um exemplo simples que pode ocorrer, é com o termo bolacha. Vamos supor que sua loja tenha o produto e cadastrado como bolacha. Porém em algumas localidades do país, o produto é conhecido como biscoito. Se ao analisar você encontrar muitas buscas por esse termo, é um sinal que você precisa trabalhar eles, calibrando a ferramenta de buscas. Neste ponto recomenda-se o treinamento de Vitrines> Termos para bom entendimento de como tratar os termos de buscas.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários