Suporte

Buscas Internas

Última atualização: 15 de Fevereiro de 2017 às 11:54:30

O que são os termos para a plataforma?

Os termos são as palavras buscadas pelos clientes no seu site. As buscas que os clientes realizam no seu site podem ser tratadas como termos dentro da plataforma de e-commerce FBITS Store no módulo vitrines.

Esse tratamento é importante, pois através da avaliação de um relatório de resultados de buscas, você poderá descobrir termos de produtos similares ao que você cadastrou, e assim oferecer um retorno para a busca do cliente condizente com a intenção dele.

Um exemplo para ilustrar o tratamento de termos: seu site vende produtos alimentícios e no cadastro do seu produto você colocou a palavra bolacha. Porém para alguns a busca por este tipo de alimento será feita pela palavra biscoito.

Assim, tratando os termos na plataforma ou também conhecido como calibrar a ferramenta de busca, você poderá melhorar as suas vendas, ao oferecer o produto certo para a busca dele.

Onde encontro o relatório de buscas realizadas pelos clientes?

Faça o seguinte caminho dentro do admin:

Relatórios > Cadastro de Clientes > Buscas

 Ao acessar você irá deparar-se com a seguinte tela:

Note que nesta tela existem 3 abas, sendo que as abas Mais Buscados e a Sem Resultados lhe auxiliarão no trabalho estratégico de cadastro de termos.

Quais informações são importantes absorver dos termos mais buscados?

Este tipo de relatório precisa ser verificado e trazido para uma realidade condizente com suas vendas reais. Simplificando: se existe muitas buscas por um item que tem baixo volume de venda, ai consta um problema. É importante então verificar se sua loja possui bom portfólio de produtos para esse item, bem como preço e prazo de entregas compatível com o mercado.

Outras questões interessantes para basear com essas buscas, é a criação de novos hotsites e até mesmo a exploração de novos banners, vitrines, entre outros, baseados na tendência de pesquisa. Porém vale ressaltar que é necessário prestar atenção se você não está induzindo o relatório com banners apontando para o urls de busca, o que acaba deixando o relatório maquiado. Assim, é importante sempre ao realizar uma campanha, evitar explorar urls de busca, sendo recomendado a criação de novos hotsites.

Quais informações são importantes absorver dos termos sem resultados?

Se você estiver em dúvida por qual tipo de relatório começar a entender e trabalhar em cima, comece pelo relatório sem resultado. O motivo é nobre: trabalhe em cima de entregar resultados relevantes para essas pesquisas de seus clientes, como no exemplo citado acima do biscoito-bolacha.

Também pode ser estratégico trabalhar com esse relatório, quando nota-se que há busca por um produto que você não tem por algum motivo. Assim, é possível criar um hotsite, explicando o motivo ou então informando um prazo de quando essa linha de produtos terá.

Comentários