Suporte

Atualização de dados de SEO de Produtos via planilha

Última atualização: 25 de Maio de 2017 às 14:37:10

É bem provável que a sua loja tenha uma quantidade grande de produtos, certo? Então você deve imaginar que alterar os dados de SEO como titles e meta descriptions de todos esses produtos pode ser um trabalho extenso e cansativo. Mas a Fbits pensando nesse problema desenvolveu uma solução muito mais simples, que facilita o processo de atualização das informações fazendo uma alteração massiva via planilha!

Para realizar o processo de atualização dos dados de SEO, primeiramente você deve acessar a parte administrativa de sua loja e selecionar:

Produtos > Catálogo de Produtos > Consultar Produtos, como na imagem abaixo (clique nas imagens para ampliar):

dados seo 1

Após entrar na tela de consulta de produtos, você terá 5 opções na barra lateral direita, nelas você irá selecionar a opção “Exportar Dados de SEO”, conforme imagem:

dados SEO 2

Clicando nesta opção, a plataforma irá gerar um arquivo .csv (colunas separadas por vírgula) do excel.

Ao abrir a planilha, você terá os dados de seus produtos de uma forma parecida com esta:

dados SEO 3

Para realizar a alteração dos títulos dos produtos, basta alterar a linha correspondente ao título, mantendo o texto “title” na coluna “tipo de dado”:

Para realizar a alteração das meta descrições de um produto, basta alterar a linha correspondente ao produto na coluna “content” mantendo a coluna “name” com o texto “description” e o tipo de dado “meta” conforme exemplo abaixo:

dados SEO 5

Caso você queira bloquear o acesso do Google ou Bing a um produto específico, você pode adicionar a meta tag “robots” com o “content” “noindex, follow”, como no exemplo:

Caso sua planilha tenha apenas a linha de title, você pode criar outras linhas para adicionar as informações adicionais, mas lembre-se que as duas primeiras colunas permanecem idênticas, a ID do produto, e o nome do produto.

Se você quiser deixar o processo mais automatizado, você pode duplicar todos os produtos nas linhas abaixo das existentes, mas lembre-se de não ter mais de uma linha para a mesma finalidade, meta ou title. Após a duplicação das linhas você pode concatenar alguns dados como por exemplo:

dados SEO 7

Basta utilizar a fórmula =concatenar(A1;B1;C1) na célula D1, ou qualquer outra formatação que você achar melhor.

Após o término das edições que você julgou necessárias, basta importar a planilha alterada diretamente na plataforma, na mesma página que você efetuou o download:

dados SEO 8

Dessa forma você agiliza o processo de edição das meta tags, economizando muito tempo precioso! Mas lembre-se, para que a otimização das meta descriptions e titles converta mais vendas em sua loja, na maioria das vezes é importante ter atributos únicos, feitos especificamente para cada produto.

Comentários